Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DOENÇA GENÉTICA OU HEREDITÁRIA?

Pessoas que têm parentes próximos com esquizofrenia têm maior probabilidade de desenvolvê-la.

Em primeiro lugar convém fazer uma distinção entre o que é genético e o que é hereditário:
- Se uma doença é genética, isso quer dizer que antes de nascer uma pessoa pode ter um gene ou uma programação que a conduza em direção à doença, mas em forma de probabilidade e não de certeza.
Cada um de nós carrega genes de diferentes doenças, mas não as desenvolvemos obrigatoriamente. Um exemplo claro disso é o câncer de pulmão, identificado em genes de pessoas sadias não fumantes. Uma pessoa que tenha este gene teria uma predisposição genética a desenvolver a doença, mas isso não quer dizer que esta pessoa vá desenvolvê-la obrigatoriamente. De fato, se não fumar, levar uma vida não estressante, enfim, se não cumprir os requisitos necessários ao desenvolvimento da doença não terá câncer de pulmão.
- Uma doença hereditária é uma doença genética que se transmitirá, com certeza, de uma geração a outra e, além disso, terá uma porcentagem fixa e calculada de novos casos da doença na geração seguinte.
Um exemplo de uma doença hereditária é a Coréia de Huntington. Esta doença crônica supõe uma degeneração corporal e mental que se passa de uma geração a outra, desenvolvendo-se em 50% dos filhos. Quer dizer que um paciente de Huntingtom que decide ter um filho sabe, de antemão, que a cada dois filhos que nascerem no mínimo um desenvolverá a enfermidade.
Na população geral a esquizofrenia aparece em uma de cada cem pessoas (fator de risco de 1%), o que equivale a dizer que atinge aproximadamente 2 milhões de brasileiros.
Até o momento têm sido inconclusivos os estudos que afirmam, indubitavelmente, se a esquizofrenia é genética ou hereditária, embora já se tenha certeza absoluta de que a probabilidade de filhos esquizofrênicos é maior se um dos pais for esquizofrênico e, muito maior, se ambos forem.
As estatísticas disponíveis dão os seguintes números:
- se tiver um avô com a esquizofrenia o fator risco sobe para 3%

- se um dos pais ou um irmão sofre de esquizofrenia o risco é de 10-20%
- se ambos os pais sofrem de esquizofrenia o risco é de 40-50%
Leia também
- Que doença é essa?
http://www.espiritismoweb.com.br/noticia_.asp?cod=31

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."