Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

QUANDO OS ANOS DOBRAM...

Eu recordo, falava a senhora, no círculo de amigas, como eu era. Impetuosa, falava sem pensar. Dizia o que me vinha à cabeça e achava que era dona do mundo.

Caprichosa, queria as coisas do meu jeito e gritava, e exigia, sem parar.

Meticulosa, atinha-me a mínimos detalhes. Arrumava o quadro que estivesse um milímetro torto na parede, arrumava o enfeite sobre a mesa.

Entrava em casa e meus olhos procuravam algo que estivesse fora do lugar, para eu ter o prazer de colocar no lugar. E reclamar de quem não o colocara exatamente como eu desejava.

Meu armário de roupas era impecável. Todas as roupas alinhadas, divididas por estação, por cores.

Eu podia procurar uma roupa no escuro e a encontrar. Mas, ai de quem ousasse mexer no armário.

Eu tinha a capacidade de saber se alguém sequer abrira o armário. E era motivo para uma grande discussão.

Tinha os livros em uma grande biblioteca. Separados por autor. Por assunto. Tudo em absoluta ordem alfabética, para facilitar a busca.

Naturalmente, ninguém podia tocar nos livros a não ser que eu apanhasse a obra e a entregasse em mãos.

E as recomendações eram inúmeras. “Cuidado com a capa. Não amasse. Lave bem as mãos antes de abrir o livro.”

Sim, eu era assim. Nada do que qualquer pessoa fizesse era suficientemente bom para mim.

Eu fazia a limpeza da casa, porque ninguém fazia como eu. E consumia as horas em ordenar, alinhar, agrupar, ajustar. Para tudo ficar sempre impecável. Um brinco.

O tempo passou. E descobri que eu estava errada em muitas coisas.

Quando minha irmã partiu, bruscamente, levada por um acidente de carro, senti o coração despedaçar.

Então, olhando a casa vazia da sua presença, me perguntei de que valia tudo estar em ordem, impecável?

Eu daria tudo para que ela estivesse ali, e entrasse e bagunçasse os meus livros, a minha louça, as minhas coisas.

Queria vê-la abrir meu armário e escolher uma roupa para vestir, retirando da ordem tanta coisa que estava ali, parada, sem uso.

Depois, partiu meu irmão, minha mãe. Um a um, eles se foram.

E, a cada partida, eu fui descobrindo que o bom é se ter a casa para as pessoas entrarem e se sentirem bem. Viverem, sem serem sufocadas.

Descobri que mais importante do que tudo, aquelas presenças agora ausentes é que davam mesmo sentido à minha vida.

E, então, eu mudei.

Ainda gosto, sim, das coisas arrumadas, em ordem. Mas, sem exageros.

Meus sobrinhos entram em minha casa e brincam. E pulam, sentindo-se à vontade.

Sento-me com eles no chão para folhear os livros, ler histórias, olhar gravuras.

E enquanto lemos, comemos pipoca, chocolate. Tomamos suco.

Como é bom saborear histórias com alguém ávido de curiosidade. Mesmo que tenha os dedinhos sujos de chocolate ou engordurados pela pipoca.

Meu armário de roupas já não anda tão intocável assim. As sobrinhas adoram procurar algo diferente para usar. Nem que seja para o baile à fantasia com suas amigas.

Aprendi a aceitar o trabalho alheio e respeitá-lo, agradecendo.

As horas que passaria encerando, limpando, lustrando, lavando, eu dedico às crianças, aos jovens, aos meus amores.

Sim, eu mudei muito. A vida me ensinou.

Pena que eu tenha precisado receber tantos recados de perdas, para poder aprender.

Poderia ter sido muito mais feliz, desde há muito tempo.

Agradeço a Deus, no entanto, ter acordado a tempo de ainda desfrutar muitas alegrias, na Terra.

Sinceramente espero que ninguém precise passar por isso para aprender.





Redação do Momento Espírita

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."