Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Perguntas frequentes

Aqui são apresentadas algumas das dúvidas mais frequentes e respostas para as mesmas acerca do espiritismo Kardecista.



Como vê o espiritismo as outras religiões?
O espiritismo respeita todos os credos e valoriza todo o trabalho feito na prática do bem, da caridade e une esforços para a promoção da paz entre os povos, independentemente da sua raça, nacionalidade, crença ou condição social. O espiritismo reconhece que o verdadeiro homem de bem é o que cumpre com a lei do amor, na sua pureza.

No espiritismo existem rituais? e sacerdotes?
Não, a prática espírita é realizada com simplicidade, sem cultos exteriores. No espiritismo não existem sacerdotes nem são adoptados altares, imagens, andores, velas, procisões, sacramentos, incensos, amuletos, pirâmides, cartomancia, cristais ou quaisquer outros objectos ou rituais.
A divulgação do espiritismo é feita de acordo com os princípios estabelecidos por Allan Kardec.

O que é a Lei de Causa e Efeito?
Tudo no universo está sujeito à lei de acção/reacção.
Deus criou o Homem com livre arbítrio para agir, mas será igualmente responsável pelas consequências dos seus actos, ou seja: toda causa terá um efeito. O que fizermos de bem ou de mal retornará para nós, nesta existência ou em existência(s) posterior(es).

Somente através do espiritismo se pode contactar com os espíritos?
Claro que não. Os contactos do Homem com o mundo espiritual são constantes e sempre existiram.
Os bons espíritos atraem-nos para o bem, dão-nos suporte nas provas da vida e ajudam-nos a superá-las com coragem e humildade.
Se, pelo contrário, nossos pensamentos e atitudes tendem para comportamentos menos éticos e moralmente incorrectos, devemos orar e pedir o auxílio de nossos guias.

Espíritos podem re-encarnar em corpos de animais?
Os espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas não regridem.
A rapidez do seu progresso intelectual e moral depende do empenho e disciplina que fazem para chegar à perfeição.

Os espíritos sabem tudo?
Os espíritos são almas dos homens, agora despojados do corpo físico, pelo que, a exemplo do que se observa na humanidade encarnada, o conhecimento é correspondente ao seu grau de evolução moral e intelectual. A morte é uma passagem para a vida espiritual e não acrescenta valores morais ou de inteligência a quem não os adquiriu... por mérito próprio.

O Espiritismo defende a existência de vida em outros mundos?
Sim, a doutrina espírta esclarece que existem outros mundos habitados no universo, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que o ser humano.

E sobre Jesus, o que diz o Espiritismo?
Jesus é o modelo e guia para toda a humanidade.
A moral de Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro orientador para uma evolução segura de todos os homens e a sua prática é a fórmula que lhes permite ultrapassar as dificuldades, de forma a atingir o objectivo maior: felicidade!

O espiritismo crê em Deus?
Sim, o espiritismo explica que Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, omnipotente, soberanamente justo e bom.
O universo é criação de Deus - abrange todos os seres materiais e imateriais. Todas as leis da Natureza (físicas e morais) são leis divinas.

Onde vivem e o que fazem os espíritos desencarnados?
Além do mundo corporal - habitação dos espíritos encarnados, existe o mundo espiritual - habitação dos espíritos desencarnados.

Estudam, trabalham e desenvolvem actividades no mundo espiritual.

O que são os Espíritos?
Espíritos são seres inteligentes da criação.
Constituem o mundo dos espíritos que pre-existe e sobrevive a tudo. São criados simples e ignorantes; evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior a ordens sucessivamente superiores, até atingirem a perfeição - fadados que são à felicidade.
Os espíritos preservam a sua individualidade antes, durante e depois de cada encarnação.
Sobre este tema poderá consultar a obra "Livro dos Espíritos" de Allan Kardec, onde encontra informação detalhada.

O que é a mediunidade?
A mediunidade permite a comunicação dos espíritos com os homens; é uma faculdade inerente à maioria de todos nós, independentemente das crenças religiosas, raça ou condição social.
Mas, prática mediúnica espírita é só aquela exercida segundo os princípios da Doutrina Espírita e dentro da moral cristã; em hipótese alguma um medium espírita fará dessa actividade uma profissão ou cobrará qualquer tipo de recompensa (presentes, dádivas, ...) pelo seu desempenho. Informação detalhado em "O Livro dos Mediuns".

O que é a re-encarnação?
Re-encarnação é um dos aspectos fundamentais do espiritismo e de outras correntes religiosas. Na doutrina espírita cremos que os espíritos re-encarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu aprimoramento.
De entre os trabalhos científicos sobre este tema destaca-se o trabalho do professor Ian Stevenson, da Universidade da Virginia, Estados Unidos, que recolheu dados sobre mais de 2000 casos em todo o mundo que evidenciam a reencarnação; de entre os seus trabalhos destaca-se a obra "Vinte Casos Sugestivos de Re-encarnação"

Qual o verdadeiro incentivo de toda a civilização?
O que importa saber antes de tudo é o que somos, de onde viemos, para onde vamos, quais são os nossos destinos. As idéias que fazemos do Universo e suas leis, do papel que cada um de nós deve exercer sobre este vasto teatro (...) É de conformidade com elas que dirigimos os nossos actos. É consultando-as que fixamos um alvo à nossa via, e para ele caminhamos.

(O Porquê da Vida, Léon Dennis)

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."