Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

segunda-feira, 28 de abril de 2008

O FUTURO DO ESPIRITISMO

Perguntas-me qual será o futuro do Espiritismo e que lugar ocupará no mundo. Não só ocupárá um lugar: encherá o mundo inteiro. O Espiritismo está no ar, no espaço, na natureza. É a chave da abóbada do edifício social. Podes pressagiar é obra futuro por seu passado e seu presente. O Espiritismo é obra de Deus. Vós homens lhe haveis dado um nome; Deus vos deu a razão, quando chegou o tempo. Porque o Espiritismo é a lei imutável do Criador. Desde que o homem teve inteligência Deus lhe inspirou o Espiritismo e, de época em época, enviou à Terra Espíritos adiantados, que ensaiaram em sua natureza corpórea a influência do Espiritismo. Se tais homens não triunfaram foi porque a inteligência humana ainda não se achava muito aperfeiçoada. Nem por isso deixaram de implantar a idéia e deixaram atraz de si seus nomes e seu atos, como marcos indicadores numa estrada, para que o viajante achasse a rota. Olha para tráz e verás quantas vêzes Deus já experimentou a influência espírita como melhoramento moral.
Que era o cristianismo há vinte séculos senão o Espiritismo? Só o nome diferia; o pensamento era o mesmo. Apenas o homem, com o livre arbítrio, desnaturou a obra de Deus. A natureza preponderou e o erro implantou-se nessa preponderância. Depois o Espiritismo esforçou-se por germinar. Mas o terreno era inculto e a semente partiu-se e feria a fronte dos semeadores por Deus encarregados de a semear. Com o tempo a inteligência cresceu, o campo pode ser lavrado, já que se aproxima a época em que o terreno deve ser novamente semeado. Todos admitem que o Espiritismo se espalha. Até os mais incrédulos o compreendem; e se não o confessam, e se fecham os olhos, é que a luz ofuscante do Espiritismo os cega. Mas Deus protege a sua obra, a sustenta com seu poderoso olhar, a encoraja e, em breve, todos os povos serão Espíritas, porque aí está a universalidade de todas as crenças.
O Espiritismo é a grande niveladora, que avança para aplainar todas as heresias. É conduzido pela simpatia, seguido pela concórdia, o amor e a fraternidade. Avança sem abalos e sem revolução. Nada vem destruir, nada derrubar na organização social: vem a tudo renovar. Não vejas nisso uma contradição: tornando-se melhores, os homens aspirarão leis melhores; compreendendo que o operário é da mesma essência que a sua, o patrão introduzirá leis suaves e sábias nas suas relações comerciais; as mesmas relações sociais se transformarão muito naturalmente entre a riqueza e a mediocridade. Não podendo o Espírito tornar-se morgado, sentirá o Espírita que algo existe de mais importante para si que a riqueza; libertar-se-á da idéia de acumular, que gera cupidez e, por certo, o pobre ainda será beneficiado por essa diminuição do egoísmo. Não direi que não haverá rebeldes a essa idéia; que todos crescerão, universalmente fecundados pela onda do Espiritismo. Ainda haverá refratários e anjos decaídos, pois o homem tem o livre arbitrio e, posto não lhe faltem conselhos, muitos deles, vendo apenas de seu acanhado ponto de vista, que restringe o horizonte da cupidez, não quererão render-se à evidência. Pior para eles. Lamentai-os esclarecei-os. Porque não sois juízes e só Deus lhes pode censurar a conduta...
...Quando os homens estiverem imbuídos do pensamento que a pena de Talião é a lei imutável que Deus lhes inflige, muito mais terrível que as vossas terríveis leis terrenas, mais apavorante e mais lógica que as chamas eternas do inferno, em que não mais acreditam, tremerão essa reciprocidade de penas e pensarão duas vezes antes de cometerem um ato censurável. Quando, pela manifestação espírita, o criminoso puder prognosticar a sorte que o espera, recuará ante a idéia do crime, pois saberá que Deus tudo vê e que o crime, ainda que ficasse impune na Terra, ele o terá que pagar um dia, e muito caramente, essa impunidade. Vossa legislação abrandar-se-á na proporção do melhoramento moral, a escravidão e a pena de morte não permanecerão em vossas leis senão como uma lembrança das torturas da inquisição. Assim regenerado, poderá o homem ocupar-se mais com seus progressos intelectuais. Não mais existindo o egoísmo, as descobertas científicas, que por vezes reclamam o concurso de várias inteligências, desenvolver-se-ão rapidamente, cada um dizendo: "Que importa aquele que produz o bem, desde que o bem seja produzido?" Porque, na verdade, quem muitas vezes detém os vossos cientistas em sua marcha ascendente para o progresso, senão o personalismo, a ambição de ligar seu nome à sua obra?.
Eis o futuro e a influência do Espiritismo nos povos da Terra.

Um filósofo do outro Mundo

Artigo da Revista Espírita-1863, selecionado e enviado pelo irmão e amigo Braz José Marques.

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."