Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Doando...

Amigos, dia após dia vivenciamos constantemente cenas de violência mais ou menos explicitas acerca das quais muitas das vezes achamos por bem passar de largo, neste nosso comodismo rotineiro em que vamos vivendo esta nossa passagem terrena.
Falamos tantas vezes no amor, na caridade, na humildade e na fraternidade, mas saberemos realmente o verdadeiro valor de cada uma destas bonitas e sonantes palavras ou limitamo-nos simplesmente a afirmar que as cumprimos?
Mas seremos nós realmente capazes de verdadeiramente amar se no coração de cada um de nós ainda existe tanto ódio, orgulho e revolta?
Qual de nós se fizer um verdadeiro exame de consciência não encontra dentro de si mágoas guardadas.
Qual de nós não sente ainda por vezes a revolta perante o que observa e não se sente ofendido perante a violência que observamos diáriamente.
Qual de nós não espera primeiro que nos doem antes de nós nos doarmos aos outros ou não faz criticas aos que o rodeiam ainda que muitas das vezes sejam silenciosas.
Quantas vezes não nos negamos a fazer a caridade porque afirmamos que nada temos para dar, esquecendo-nos no entanto de que podemos fazer a caridade escutando verdadeiramente de coração aqueles que nos rodeiam ou que connosco contacta, refugiando-nos tanta vezes em que não sabemos quem é ou não conhecemos.
Quando o tema em conversa é a humildade, com facilidade tendenciosa nos deixamos cair fazendo julgamentos de que somos mais humildes que os outros, esquecendo-nos que nesse exacto momento estamos simplesmente a ser orgulhosos e tão pouco humildes.
Amigos importante se torna que dia após dia nos esforcemos por amarmos a todos verdadeiramente de coração, amarmos a vida e todos os seres que nos rodeiam em toda a natureza, observando em cada detalhe a obra de Deus, vendo em cada gesto de nossos irmãos o gesto de um companheiro em evolução e aprendizagem que com seus erros e seus defeitos vai tendo dia após dia lições de vida assim como qualquer um de nós tende a revoltar-se com as vicissitudes que nos vão surgindo dia após dia, esquecendo-nos das lições e dos ensinamentos que nos transmitem, por mais dificeis e inultrapassáveis que nos possam parecer no momento que nos afectam e que mais não representam do que a nossa falta de fé.
Com que facilidade nos esquecemos de que Jesus nos acompanha continuamente e que reforça sua vigilância para connosco nesses momentos mais dificeis e dolorosos pelos quais tantas vezes passamos.
Momentos dificeis todos nós temos, mas se tivermos um pouco de fé, alguma amor verdadeiro, a simplicidade e ahumildade de uma fraternidade verdadeira, tudo conseguiremos ultrapassar com mais facilidade, mais alegria e amor no nosso dia a dia.
Pensem nisso e deixem seus comentários meus amigos.
Abraço fraterno
Pedro

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."