Emmanuel e Chico Xavier
Reformador-FEB, Outubro de 1957
Na Doutrina Espírita, não se dirá jamais que Allan Kardec foi ultrapassado, de vez que os nossos princípios avançam com o fluxo evolutivo da própria vida e, à maneira da árvore para mostrar a excelência do fruto não dispensa a raiz, tanto quanto o edifício vulgar para crescer em nova pavimentação não prescinde do alicerce, o Espiritismo não fugirá de suas diretrizes primeiras, a fim de ampliar-se em construções mais elevadas, com a segurança precisa.
Superam-se técnicas e processos de luta material.
A Reveleação Divina, porém, desenvolve-se com a própria alma do homem, já porque a Infinita Sabedoria não nos esmaga com a Sua Grandeza, nem nos enceguece com a Sua Luz, esperando que nós mesmos, ao preço de esforço e trabalho, na escola do progresso, nos habilitemos a suportar o conhecimento superior, estendendo-lhe a claridade e realizando-lhe os santificantes objetivos.
Em razão disso, foi o próprio Codificador quem definiu em nossa Doutrina um templo de postulados que a evolução se incumbiria de honorificar em constante expansão, nela plasmando não apenas o altar da fé redentora que nos religa ao Cristo de Deus, mas também o campo aberto à indagação filisófica e científica, para que não estejamos confinados ao dogmatismo enregelante e destruidor.
Não edificaremos, desse modo, por nossa vez, no santuário espírita senão aquele desdobramento necessário a todo serviço de luz e fraternidade, que iniciado a benefício das criaturas, a todas elas deve atingir no justo momento, em obediência à lei de renovação de que Kardec foi emérito defensor.
Cabe-nos, assim, hoje como ontem, estudar-lhe a obra regeneradora e vitalizante, a fim de que não nos percamos à distância da lógica e da simplicidade que lhe ditaram o ensinamento, e não nos emanharemos no cipoal da inutilidade ou da sombra, porquanto, nele, o apóstolo do princípio, encontramos o roteiro seguro para o nosso acesso verdadeiro a Jesus, Nosso Mestre e Senhor.
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