Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

ATAQUES AO ESPIRITISMO

- Se o Espiritismo torna os homens melhores e conduz os descrentes à crença em Deus, na alma e na vida futura, ele só pode fazer o bem. Por que então ele tem inimigos e por que aqueles que tudo isso negam não cansam de atacá-lo?

- O Espiritismo tem inimigos, como toda e qualquer idéia nova os tem. Uma idéia que se estabelecesse sem oposição, seria um fato miraculoso. E ainda há mais: quanto mais for falsa e absurda, menos encontrará adversários, enquanto que os terá em número tanto maior quanto mais ela for verdadeira, justa e útil. Esta é uma conseqüência natural do estado atual da Humanidade. Toda idéia nova, vem necessariamente, suplantar uma idéia velha. Se ela é falsa, rídicula ou impraticável, ninguém lhe dá importância, pois que, instintivamente, compreende-se que não tem validade. Deixam-na, morrer de morte natural. Se é justa e fecunda, ela atemoriza aqueles que, a qualquer título, por orgulho ou interesse material, estiverem interessados em manter a idéia antiga. Estes a combaterão e com tanto maior ardor quanto melhor perceberem o perigo que representa aos seus interesses. Examinai a história, a indústria, as ciências, as religiões e por toda a parte encontrareis a aplicação deste princípio. Mas a história também vos dirá que, contra a verdade, ninguém e nada pode prevalecer. Ela se estabelece, queiram ou não, quando os homens já estão suficientemente maduros para aceitá-la. Torna-se necessário então que seus adversários se acomodem, pois isto é o único que lhe resta. E, coisa bizarra, muitas vezes eles se gabam de terem sido os primeiros a quem ocorreu a idéia até então combatida.
Pode-se, de modo geral, julgar a importância de uma idéia pela oposição que ela suscita. Suponde que, em chegando a um país desconhecido, tomais conhecimento de que o povo ali se prepara para repelir um inimigo que tenta invadir-lhe os limites territoriais. Ora, se aperceberdes que são enviados a essas fronteiras apenas quatro soldados e um cabo, julgareis que o inimigo não é tão temível. Outra será, entretanto, a vossa reação se virdes ser mobilizado contra ele numerosos batalhões municiados com toda a artilharia de guerra. O mesmo se passa relativamente às idéias novas. Anunciai uma teoria francamente ridícula e irreal, envolvendo os interesses maiores da sociedade. Ninguém nem ao menos sonhará em combatê-la! Se essa concepção, pelo contrário, for fundamentada sobre a lógica e o bom senso, se recrutar entre seus adesos pessoas de inteligência, por ela realmente impressionadas, todos quantos vivem sob a velha ordem vigente dirigirá contra ela suas mais poderosas baterias. Tal é a história do Espiritismo. Os que o combatem com mais encarniçamento não o fazem, em realidade, porque ele constitui uma idéia falsa, pois, - seria o caso de se perguntar, - por que deixam passar tantas outras sem nenhum pronunciamento? É que o Espiritismo os inquieta e atemoriza. Ora, não se teme um mosquito, embora, muitas vezes, já se tenha visto um mosquito deitar por terra um leão.
Notai a sabedoria providencial em todas as coisas. Nunca uma idéia nova, de certa importância, se apresenta de súbito, com toda a sua força. Ela cresce e, de pouco em pouco, se infiltra nos hábitos. O mesmo ocorre ao Espiritismo, que podemos ter, sem presunção, como a idéia capital do século. Mais tarde verificar-se-á se nos anganamos, a começar pelo inocente fenômeno das mesas girantes. Foram elas uma criança com a qual brincaram até mesmo os seus mais rudes adversários. E, valendo-se da diversão, ela penetrou por toda parte. Entretanto bem depressa cresceu. Hoje é adulta e ocupou o seu lugar no mundo da filosofia. Já não se brinca com ela, discutem-na e combatem-na. Se fosse uma mentira, uma utopia, não teria saído de suas fraldas. - Allan Kardec.
Do livro: Viagem Espírita em 1862 - Discurso IV

Enviado pelo amigo e irmão: Braz José Marques

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."