Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O SIGNIFICADO REAL DO NATAL

O Natal existe para comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré o Cristo Redentor.
Comemorar o Natal é aceitar o convite do Divino Mestre á RENOVAÇÃO INTERIOR;
é colocar em prátrica a sua proposta de libertação espiritual.
Olhar o Natal de outra forma é anular a sua grandeza - é como tirar o brilho de uma estrela ou o perfume
de uma flor.
A RENOVAÇÃO MORAL porém, não pode limitar-se ao Natal; ela deve acontecer em todos os dias e horas de nossa vida.
Esta transformação moral íntima é o presente mais precioso que temos a OFERECER ao Aniversariante.

FESTA de NATAL.
Sob este titulo, Kardec transcreve na Revista Espírita de 1863 mensagem ditada pelo Espírito São Luís.
mensagem; " É a noite em que, no mundo cristão, se festeja a Natividade do Menino Jesus.
Mas vós, meus irmãos, deveis tb alegrar-vos e festejar o nascimento da nova Doutrina Espírita."
Então o Espiritismo contava seis anos de existência.
Prossegue a psicografia: " Vê-la-eis crescer como a criança; ela virá, como ele, esclarecer os homens e lhes mostrar o caminho que devem percorrer."
A essa altura somente " O Livro dos Espíritos" e " O Livro dos Médiuns" haviam sido publicados.
"O Evangelho Segundo o Espíritismo" seria publicado no ano seguinte, " O CÉU e o Inferno" em 1865 e " A Gênese" em 1868.
A terceira parte de " O Livro dos Espíritos", que trata das Leis Morais, já dava uma idéia de como a Doutrina Espírita destina-se a tocar o âmago do ser humano, sensibilizando-o a exercitar os sentimentos de Fraternidade e Solariedade, AMOR e Caridade.
Entretanto, nessa mensagem, São Luís antecipa aquilo que a terceira obra da Codificação iria detalhar, mostrando que o Espiritismo é a REVIVESCÊNCIA do CRISTIANISMO.
Continua: " Em breve, vereis os reis, os magos, vir tb a esta Doutrina pedir o socorro que não encontram nas idéias ANTIGAS."
De fato, a mensagem contida na Doutrina Espírita destina-se aos integrantes de TODAS as classes sociais, ou seja, á humanidade inteira, sem nenhuma exceção, no curso do tempo.
São Luís prossegue: " Não vos trarão incenso e mirra, mas prostenar-se-ão de coração ante as idéias novas do Espiritismo".
Com efeito, a terceira revelação vem relembrar e ampliar os ensinamentos do Cristo, esclarecendo e consolando as mentes e os corações aflitos, fazendo LUZ para desfazer a Névoa das Dúvidas.
Continua o Espírito: "Já não vedes brilhar a estrela que os deve guiar? Coragem, pois, meus irmãos. Coragem e em breve, com o mundo inteiro, PODEREIS CELEBRAR a GRANDE FESTA da REGENERAÇÃO da HUMANIDADE."
"Mas não esqueçais, meus irmãos, que Deus vos fez fermentar o primeiro germe; que esse germe cresceu e já se tornou uma árvore capaz de dar o seu fruto. Resta-vos algo a utilizar: são os galhos que podereis transplantar. Mas...antes, vede se o TERRENO, ao qual CONFIAIS esse GERME, não OCULTA sob sua CAMADA APARENTE algum ROEDOR, que poderia DEVORAR aquilo que vos CONFIOU o MESTRE."
Fica para nossa reflexão essa exortação, e ao mesmo tempo o ALERTA, desse Espírito AMIGO e BENFEITOR, tanto em relação ao aspecto do Estudo e da DIVULGAÇÃO da ESSÊNCIA da DOUTRINA que abraçamos, quanto á sua vivência em nosso cotidiano Cristão, que equivale dizer ao nosso PROCESSO de Reforma Íntima.
FELIZ NATAL a TODOS!!

O Natal é a festa da familia cristã, estamos todos festejando o aniversário de Jesus de Nazaré que é nosso irmão, filho do nosso PAI SUPREMO.
A festa sempre tem uma comida especial tradicional, no meu caso acompanho com vinho tinto,bebo junto com meus filhos e minha nora mineira. Lembro dos familiares desencarnados todos. que nos acompanharam ao longo de suas vidas corporeas, mas... de meu avô,de meu pai, de meu irmão com quem bebia MODERADAMENTE brindo a eles, pois sei que que mesmo desencarnados participam da festa.
A sobremesa gostosa é sempre composta por doces tradicionais.Minha esposa aprendeu com minha mãe todas
as receitas de salgados e doces já centenárias acredito, e nossos filhos, noras e netos curtem com prazer toda essa cozinha tradicional. A Dri nora mineira já aprendeu assim como nossa filha, e concerteza a continuidade será garantida pelas netas e bisnetas. É linda e muito amorosa nossa festa tradicional da familia.
Os presentes fazem parte da festa e sua distribuição processo "amigo secreto" é um momento de alegria para todos.
Não podemos esquecer que o consumismo dentro de nossas posses financeiras suportáaveis, gera nesta época mais emprego, proporcionando que outras familias tenham recursos para a sua festa de Natal.
O Pai Celestial que nos AMA quer que sejamos FELIZES, usando o livre- arbitrio para o BEM, o AMOR a ELE e ao próximo como a nós mesmos.
Portanto gente vamos curtir o Natal com muito AMOR , ALEGRIA, PAZ, LUZ e MODERAÇÃO alimento e , bebida e sem DESPERDÍCIO.
FESTAS FELIZES.
Manuel

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."