(...)
Sem dúvida é penoso pensar que o progresso, por vezes, precisa de destruição. Mas é preciso destruir os velhos casebres e substituí-los por casas novas, mais belas e mais cômodas. Aliás, é preciso levar em conta o estado atrasado do globo, onde a Humanidade está apenas no progresso material e intelectual. Quando entrar no progresso moral e espiritual, as necessidades morais suplantarão as necessidades materiais. Os homens serão governados segundo a justiça e não mais terão de reinvidicar seu lugar à força; então a guerra e a destruição não mais terão razão de ser. Até lá, a luta é consequência de sua inferioridade moral.
Vivendo mais material que espiritualmente, o homem só encara as coisas do ponto de vista atual e material; por conseguinte, de um ponto limitado. Até agora, ignorou que o papel capital pertence ao Espírito; viu os efeitos, mas não conheceu as causas, razão por que, durante tanto tempo, extraviou-se nas ciências, nas suas instituições e nas suas religiões. O Espiritismo, ao ensinar-lhe a participação do elemento espiritual em todas as coisas do mundo, amplia o seu horizonte e muda o curso de suas ideias; abre a era do progreso moral.
Allan Kardec
Revista Espírita, Agosto de 1864 - FEB
Ajude a divulgar este blog, passando aos seus amigos... Participe connosco, deixando comentários ou enviando mensagens e textos de opinião segundo a doutrina espirita Kardecista para publicação... Com a sua ajuda e a sua opinião poderemos melhorar... email; o.jornalinho@hotmail.com ... e como o doce nunca amargou a ninguém, visite o seguinte blog: http://www.ateliercakedesign.blogspot.com/ , vale a pena... Procure-me também no facebook: como Pedro Barrigão
Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário