Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

terça-feira, 27 de novembro de 2007

FASES DA VIDA

- Interessante as fases da vida:
- Quando criança, o brincar despreocupado, o apoio e o amor dos que estão a sua volta sem preocupações e problemas.
- Quando pré- adolescente, ainda se é criança e jovem, está em transitação, em crescimento, começando a conhecer as primeiras dificuldades.
- Quando adolescente, não se é criança e nem “adulto”, está entre os dois e sem definição, é quando temos de fazer escolhas,escolher nosso comportamento, nossos desejos, sonhos e o que fazer na próxima fase, é quando começamos a questionar valores que nos foram passados e muitas vezes nos rebelamos contra eles; quando muitas vezes, os pais que sempre foram nossos alicerces de segurança, se tornam nossos “inimigos”, sempre dizendo o que fazer, como agir. Esquecemos que eles só querem o nosso bem e tentam nos tirar do caminho das drogas e das más companhias. Preocupam- se com o que pode nos acontecer e no que nos tornaremos, como nos defendemos do que há de ruim a nossa volta, dos falsos amigos, daqueles que a vida não vale muito ou quase nada, para quem o lucro fácil e o perigo são seu prazer; para quem fé, respeito e harmonia são coisas inexistentes. É uma etapa difícil de ser atravessada e vencida sem que hajam atritos e competição, mesmo que não seja declarada. Onde se tem o promeiro amor, a primeira desilusão, as primeiras festas, a primeira briga, as primeiras descobertas do corpo, a primeira espinha. Onde seu corpo se transforma, muda, amadurece e chama atenção, uma transformação nem sempre aceita com tranqüilidade, sem traumas e complexos comuns nessa fase. É quando queremos ser independentes sem poder, a liberdade tem que ser responsável e não de qualquer jeito. Ela também nos cobra seu preço, quando mau administrada, na fase decidimos o que queremos para nosso futuro e qual carreira seguir, de que modo vamos viver, como caminhar com segurança, como sonhar é importante, sem sonhos ninguém batalha para conquista- los. Transformar os sonhos em realidade é a meta de todos.
- Quando adultos, muitas vezes esquecemos que já fomos crianças e adolescente, que também tivemos dificuldades em aceitar ordens, imposições e valores, esquecemos que a vida não é simplesmente comer e pagar contas, é também partilhar momentos de tranqüilidade e harmonia, poder conversar sobre tudo para que seus filhos estejam preparados para reconhecer o que é bom do que é ruim, que saiba escolher suas amizades, que tenham sempre a certeza de que pode contar com você quando estiver triste, magoado, com dúvidas, inseguro e amedrontado, pois, “nem só de pão vive o homem”.
- Quando envelhecemos, muitas vezes acreditamos que já demos nossa contribuição, esquecemos que a sabedoria que foi adquirida é a maior das dádivas, partilhar o que se aprendeu com os mais jovens e mostrar- lhes os atalhos seguros para iniciarem seu caminho sem deixar que os obstáculos que todos tem que transpor o faça desistir de perseguir seus sonhos em busca da felicidade e da realização. Mostrando que a bondade e o compartilhar é sempre recompensador para o espírito. Que envelhecer não é motivo para se ter preconceito ou medo, é ter a sensação de que sua missão aqui foi cumprida com êxito e amor, e que a morte é um descanso para a luta de toda uma vida, muitas vezes sofrida, e que é um recomeço e não o fim de tudo, é a passagem para um outra fase, a espiritual.
- enviado via internete por NIZETE CRISTINA GEDEON CORDEIRO

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."