Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Psicanálise e Evangelho

Chico Xavier
Do livro: Novo Mundo - IDEAL


- Chico, a Psicanálise cura?

- Benfeitores Espirituais comumente nos asseveram que a Psicanálise é uma Ciência das mais respeitáveis na orientaação do comportamento humano, esperando-se, no entanto, que venha a se enriquecer de valores espirituais sempre mais altos para o estabelecimento de motivações nobilitantes para a vida, em favor de quantos lhe recorrem à intervenção e aos ensinos.
Afirmam, ainda, que aguardam isso, porque não será justo despir a nossa alma de todos os recursos do mundo externo, dos quais nos valemos para angariar os patrimônios da Vida Imortal do espírito.
Cremos que o espírito, analisado para deixar todas as crenças ou ideais que haja esposado, mesmo em caráter transitório na existência terrestre, precisa substituir esses mesmos ingredientes de que se vê despojado, por outros que lhe garantam a alegria e o interesse de viver.
Portanto, acreditamos que um tratamento de saúde, qualquer que seja, deve visar a nossa própria melhoria, no capítulo do bom âninimo e da autoconfiança, a fim de que nossa vida alcance o máximo no rendimento do bem de todos. (Neste ponto ele relê em voz alta o que anotara, faz-me uma pergunta e em seguida acrescenta: - "A Vida também precisa de ilusão. Se a tiramos de alguém, então temos que encontrar um substituto").

- O Freudismo nega que haja correlação de causa e efeito entre o sofrimento mental e causas morais. Ocorrerá algum dia a esperada fusão entre Freudismo e Cristianização?

- Estamos convencidos, com os ensinamentos dos instrutores Espirituais, que o sofrimento mental, decorrendo habitualmente do complexo culposo, remanesce de causas morais mantidas por nós mesmos na intimidade do próprio ser.
O Universo é regido por forças morais inderrogáveis.
Não posso decepar o meu próprio braço num momento de insânia sem sofrer as consequências de minha própria irreflexão.
Causas morais e sofrimentos mentais, criando provações no campo físico se interligam naturalmente em todos os fenômenos da vida, sem que possamos eleger esse assunto à conta de irresponsabilidade ou indiferença, o que seria subverter a ordem que preside a Vida Universal.
Cremos sinceramente que o Cristianismo, especialmente interpretado nas explicações simples e claras da Doutrina Espírita, iluminará todo o território do Freudismo, abrindo novos caminhos para a harmonia e felicidade na vida comunitária.


ATENÇÃO!...

1910 - 2010 Centenário do nascimento de Chico Xavier

Vem aí o II UNIFICAR, dia 05 de junho de 2010, em Conceição das Alagoas-MG.
Promovido pelos Conselhos Regionais Espíritas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Pontal.
Brevemente estaremos divulgando a programação.

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."