Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Autoexame

Com facilidade alimentamos a mágoa contra as pessoas que, achamos, nos ofendem. Os melindres pessoais multiplicam razões que mascaram o egoísmo e justificam a indignação, que nada mais são que frutos de nosso orgulho.

É preciso lembrar, no entanto, que Jesus recomenda que nos reconciliemos com os nossos adversários enquanto caminhamos com eles. É aqui que entra o autoexame. Ele permite que identifiquemos não apenas as desconsiderações que sofremos, mas principalmente as que partem de nós.

Assim, analisando a origem dos desentendimentos, determinemos o tamanho de nossa participação na desarmonia instalada. Anotando a vantagem que nos dá o fato de já estarmos despertos para as realidades espirituais, reconheçamos nossa responsabilidade na manutenção da paz com nossos opositores.

Estudando com imparcialidade as atitudes deles para conosco, verifiquemos se nossa intolerância contra eles não é mais forte. Avaliando com honestidade nosso modo de ser, concluamos que nossa teimosia e violência são apenas demonstrações de nossa pretensa superioridade. Pesquisemos em nosso próprio caráter se não seremos nós, em verdade, incapazes de reconsiderar palavras e atitudes no interesse da harmonia e da paz.

Quando o assunto for antagonismo ou desafeto, tenhamos a coragem de admitir perante nossa consciência a responsabilidade que nos cabe nas incompatibilidades que sentimos em relação aos outros. Então, seguindo os preceitos de Jesus, oremos pelos que nos perseguem ou caluniam. Oremos também por nós, para que, esclarecidos, não nos tornemos na estrada alheia, pedra de tropeço ou veículo do mal.

Fonte: Emmanuel/F. C. Xavier, Encontro marcado.

1 comentário:

Daniela Marchi disse...

Caro Pedro, amei seu blog. É um verdadeiro manancial de bençãos. Muito, muito lindo de verdade. Esta mensagem em particular me tocou no coração, porque tenho muitas mágoas que me ferem a sensibilidade... Obrigada e obrigada. Paz e Luz sempre. Já sou seguidora do 'Jornalinho'. Achei este nome muuito legal! Abraços.

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."