Siga este Blogue e indique aos seus amigos, eles lhe agradecerão...

sábado, 31 de maio de 2008

Pessoas extremistas

Artigo de Alamar Régis Carvalho

Novidade: Conforme sabem muitos amigos, estou participando do sistema Central de Rádios Brasil, que é um sistema que tem base em Brasília, que fornece programas jornalísticos, de alta qualidade, para mais de duzentas emissoras de rádios AM e FM, em todo o Brasil. Inclusive se não tiver sendo veiculado na sua cidade, qualquer emissora poderá participar, bastando que entre em contato com o e-mail centralderadio@uol.com.br que o meu amigo Gilmar vai atender muito bem. O Gilmar resolveu fazer de mim uma espécie de Arnaldo Jabor (que eu também sou fã) e a coisa tem dado certo, porque felizmente o público tem gostado. Só que alguns amigos, que não tem estes comentários em rádios das suas cidades, me consultaram sobre a possibilidade de mandá-los anexados pelo e-mail. Pronto, está aí o teste. Veja o que você acha. Ouça o comentário clicando nesta linha

Sobre os macetes pra fazer a internet mais rápida

Semana passada eu enviei umas informações para fazer a sua navegação de internet ficar mais rápida. Pra quem utiliza o Firefox não teve problema porque, segundo relatam, tudo ficou bem rápido mesmo, mas para muitas pessoas que utilizam o Internet Explorer não funcionou porque elas não encontraram os arquivos que eu indiquei aqui.

Ao pesquisar o porquê de não ter dado certo para alguns, percebi que, conforme as atualizações do sistema operacional Windows XP que cada um faz, o diretório internet settings é modificado e, de fato, as pessoas não encontram lá os arquivos que eu mostrei abaixo, que existe na maioria dos computadores.

Então, nesses casos, a instrução é a seguinte:

Mude o número para 10 e a base para DECIMAL, nos seguintes arquivos: EnableHttp1_1, EnableNegotiate e PrivacyAdvanced. Você vai ver que fica bem mais rápido e é bem interessante.

Mas me diga se funcionou.



Segue aqui, novamente, a instrução da semana passada, pra quem não recebeu.

A sua navegação na internet está lenta? Pode ser do provedor, mas pode ser também do seu navegador.

Vou passar uns macetes aqui, pra você fazer agora mesmo com o seu navegador:



1 - Se você usa o Internet Explorer. A grande maioria das pessoas.

Vá em Iniciar, depois Executar e escreva o comando REGEDIT.

Vai aparecer uma tela onde, entre várias opções você vai ler HKEY_CURRENT_USER.

Ali você vai escolher o diretório software/microsoft/windows/Current Version/internet settings.

Pronto. Chegando lá você vai dar um DUPLO CLICK na opção MaxConnectionsPerl1.OServer e alterar o número que tem lá para o número 10 e mudar a opção para DECIMAL.

Faça a mesma coisa na opção MasConnectionsPerServer, mudando o número para 10 e a opção para decimal.

Depois é só fechar o I. Explorer e abrir de novo. Você vai ver a diferença de velocidade.



2 - Se você usar o Firefox.

No browser escreva: about:config e enter.

Vai abrir uma tela. Em Filder ou Localizar Nome coloque = Network.

Procure e dê um duplo click na opção network.http.pipelining, para ele virar TRUE.

Depois faça a mesma coisa a opção network.http.pipelining.maxrequests, mudando o valor para 10.

Pronto. Feche o browser, abre novamente e veja a diferença de velocidade.















As pessoas extremistas

Oito ou oitenta



Eu escrevi sobre os diversos tipos de visão, mas o tema requer mais detalhes e se faz necessário que observemos determinados comportamentos.



Os maiores problemas da vida do homem são causados pelo próprio homem. Ninguém e nenhum animal é mais inimigo do ser humano do que ele mesmo, que tudo faz para não se deixar alcançar a felicidade, em que pese, ao mesmo tempo, existirem alguns exemplares em constantes esforços para que a vida transcorra sem problemas, ou com o mínimo possível, e que tenhamos conforto e bem estar.

No universo dos maiores problemas causados pelo próprio homem estão a ignorância e a estupidez de muitos, que fazem com que várias lágrimas sejam derramadas.

Destacamos, neste artigo, um tipo de pessoa que sempre está presente, muito próxima de nós, causando-nos problemas enormes, prejudicando principalmente aqueles que conseguiram adquirir uma visão mais ampla do que a dela.

Comecei a falar sobre modelos de pessoas no artigo "Os diversos níveis de visão" e quero, aqui, falar um pouco mais, apresentando vários exemplos de criaturas de visões limitadas que, no extremo do abuso e da arrogância, despem-se do bom senso (se é que tem algum) para criarem problemas aos outros.

Volto a lembrar aquele exemplo que citei no artigo anterior, quando existe aquela reunião da diretoria que resolve fazer nova pintura nas paredes e portas do prédio, tradicionalmente na cor branca, quando você questiona:

- "Mas por que tem que ser sempre na cor branca? Por que não pintar de outra cor?"

É aí que aparece aquela criatura, atrofiada mental, lhe contestando, alegando que você quer, então, que pintem o prédio de preto.

É o cúmulo do absurdo esse tipo de comportamento de gente que não tem meio termo e vive eternamente exposta ao ridículo do seu radicalismo, sem a menor coerência em discernir que entre o branco e o preto existem milhões de cores.

É gente de estupidez ilimitada.



Quero apresentar aqui alguns outros exemplos, certo de que muita gente vai dizer: "minha mãe é exatamente assim", "meu marido é assim", "minha irmã é isso aí", "você retratou o meu chefe, direitinho", "minha... é assim", "meu... age exatamente desse jeito".



Dentro de casa



Quando você, na hora do almoço, reclama que a comida está sem sal, o que faz a sensata dona da casa, que fez o almoço?

Pega uma colher enorme de sal e enfia na comida, ou diz pra você:

- "Tome aqui a vasilha de sal e derrame todinha dentro do seu prato". Geralmente não lhe passa a vasilha, empurra a vasilha em sua direção com violência.



No local de trabalho



De repente o chefe chama a atenção do funcionário, numa empresa, porque o mesmo não fez um determinado serviço bem feito e dentro do que era esperado.

Como reage o funcionário numa situação desta?

- "Aqui nesta empresa ninguém reconhece NADA que a gente faz. Botam defeito em tudo e não valorizam ninguém".

Mentira, não é nada disto; o chefe fez referência apenas àquele serviço que ele fez e não a todos os serviços que ele normalmente faz na empresa.

Quando este vai à "justiça" do trabalho reclamar os seus "direitos", sempre aparece um advogado para colocar nos autos do processo que aquele pobre "trabalhador brasileiro" sempre foi humilhado na empresa onde nunca foi reconhecido por um chefe ou patrão que deve ser visto pelo juiz como um bandido e explorador da pior espécie. E os juízes ainda acreditam.



Desacato a autoridade



Muita gente já deve ter ouvido esta frase:

- "Você está preso, por desacato à autoridade".

Isto é muito praticado por policiais irresponsáveis e insensatos. Mentira. Na maioria das vezes o cidadão não faltou com nenhum respeito, apenas contestou e exerceu o seu direito de discordar do ponto de vista policial, muitas vezes equivocado sim, sem se intimidar diante dele.

Há gente que desrespeita a autoridade, sim, mas a maioria dos casos não é assim.

Se o cidadão insiste em discordar do policial e insiste em contestar o seu abuso, o que faz ele? Coloca drogas no seu bolso, leva-o para a delegacia e, na sua raiva e incompetência de argumentação, faz tudo para complicar a sua vida, lavrando um flagrante delito que nunca aconteceu. E o delegado, mais idiota ainda, termina por ir na onda.



Reuniões de condomínio e outras



Você está numa reunião de condomínio, de centro comunitário, de grupo religioso, diretoria de clube ou de empresa e, em determinado momento, começa a discordar de alguma idéia ou proposta apresentada pela diretoria ou coordenação do evento. O que fazem?

Dizem que você está a fim de tumultuar o ambiente, está querendo monopolizar a palavra e está querendo bagunçar...

- "Nós não vamos admitir indisciplina aqui. Você tem que respeitar, porque esta casa tem uma diretoria!!! Não pense que aqui você vai fazer o que quer, porque não vai fazer não."

Na realidade você está apenas contestando um ponto entre os diversos debatidos e apresentados naquele momento, não está faltando com respeito a ninguém e não tem o menor interesse em bagunçar nada.

Esse negócio de "você me faltou com respeito" é de um nível de chantagem sem tamanho. Muitos neuroticozinhos adoram dizer que as pessoas que discordam do que elas querem estão lhe faltando com o respeito.



No universo religioso



No campo das visões religiosas a prática desses extremismos chega a um nível de estupidez sem tamanho.

Veja só:

Se você, adepto de uma determinada vertente religiosa, não pensa exatamente como pensa a igreja do tipo A ou B, o que passam a dizer:

Que você é inimigo de Jesus, que está a serviço de satanás, que está perdido e condenado. Por mais que a sua vida seja pautada nos ensinamentos de Jesus, que tenha Jesus como o seu leme de direção, não importa. O fato de não pensar exatamente como pensa a criatura A ou B, afirmam que NADA em você tem a ver com Jesus. Você pode viver costumeiramente sem a prática de julgar ninguém, não ferindo ninguém pra não ser ferido, não apontando o dedo pra ninguém, amando o seu próximo com todo carinho, desenvolvendo atividades de caridade e amor, fazendo o que gostaria que os outros lhe fizessem..., enfim, vivendo a base dos ensinamentos de Jesus, mas não importa, NADA em você tem a ver com Jesus.

No passado, milhares de pessoas foram torturadas e queimadas vivas, por causa disto.

O Thomas de Torquemada e todos os praticantes da inquisição eram pessoas de visões super estreitas e sempre achavam que todos que não pensassem como eles eram inimigos de Jesus.

O padre Jonas Abib, da TV Canção Nova, escreveu um livro onde sugere aos seus seguidores exterminarem pessoas que não pensam como ele.

Ainda no campo religioso encontramos pessoas generalizando todos os pastores protestantes e todas as denominações Evangélicas como mercantilistas, só porque existem algumas que realmente são, uma vez que pregam o amor a JE$U$. Tremenda injustiça, já que existem inúmeros pastores decentes, íntegros, honestos e compromissados com o verdadeiro Jesus.



Pessoal de direita e de esquerda



No tempo do Regime Militar no Brasil, período pós 1964, muitas pessoas foram presas por exercerem os seus direitos de expressão e de discordarem das arbitrariedades de alguns, o que de fato aconteceu.

O que fazia o segmento militar mais extremista?

Qualificava todas aquelas pessoas como necessariamente comunistas, e por aí começava a supor que eram adeptas da luta armada, da indisciplina, da desordem e de práticas semelhantes àquelas que foram feitas pelos assassinos da intentona comunista de 1935.

Na verdade, muitas pessoas que nada tinham a ver com comunismo, com desejo de pegarem em armas e nem de praticarem violência nenhuma foram presas e sofreram amargamente.

Por outro lado, encontramos esse mesmo extremismo também em pessoas rotuladas como de esquerda, que acham que todos os militares são arbitrários, torturadores, violentos e arrogantes. Alguns chegam a odiar o Exército Brasileiro, instituição que nada tem a ver com as arbitrariedades e as prepotências de alguns dos seus membros.

Existem homens de esquerda maravilhosos da mesma forma que existem inúmeros militares do mais elevado nível moral, humano e de dignidade. Aqui mesmo, no meu universo de leitores, tenho inúmeros amigos Generais do Exército, Almirantes e Brigadeiros que viveram a época, homens de alto nível humano e que não concordam com qualquer atitude radical e extrema, principalmente que culmine em violência.



Aos que fazem o bem



Se você resolve tomar iniciativa de realizar uma caravana para levar alimentos a pessoas pobres, mendigos, etc... sempre aparecerá um idiota pra dizer algo mais ou menos assim:

- "Ponha o pé no chão, rapaz, acorde, você não ta vendo que não tem como você acabar com a fome no mundo?"

Gente, sinceramente, já que não somos falsos bonzinhos e evoluidinhos espiritualmente de fachada, o que dá vontade de dizer pra um animal desse?

Eu não tenho a proposta de acabar com a fome no mundo não, imbecil, porque sei que não tenho poderes para tal, apenas quero fazer a minha parte, tentando pelo menos aliviar a fome de algumas dezenas ou talvez centenas de pessoas, porque sei que isto é possível.

Um idiota desse, ao criticar a Madre Tereza de Calcutá, pelo seu trabalho diário de alimentar necessitados na Índia, a chamou atenção em praça pública:

- "O que a senhora está fazendo, está errado. Ninguém deve dar o peixe, o certo é ensinar a pescar".

E ela, na sua grandeza espiritual, lhe disse:

- "Que bom, então vamos trabalhar juntos. Enquanto eu vou distribuindo a comida para os que estão com fome agora, você vai ensinando estas pessoas a pescar, venha, vamos começar agora!"

O idiota foi? Claro que não. O crítico só critica, mas nunca se dispõe a fazer nada de concreto.



Na relação a dois



Se um homem diz para uma mulher que ela está linda, elegante e com o corpo muito bonito; conforme o nível de imbecilidade dela, ele pode ser acusado de assédio sexual e, se for nos Estados Unidos, vai preso. Ainda mais se ele olhar para os seus seios.

Em um casal de namorados, basta um deles deixar de dar um telefonema para o outro no dia seguinte, para esse outro dizer:

- "Você não tem a menor consideração por mim. Pra você eu não significo nada". Pronto, inicia-se uma indisposição terrível, mau humor e sempre termina em briga.



Outros exemplos



O professor que contesta, em colégios e universidades, na visão do idiota sempre está querendo jogar todos os outros professores contra a direção.

Em determinados locais, se um homem e uma mulher se beijam na boca, sempre aparece um imbecil pra dizer: "Isto aqui é lugar de respeito, vocês não vão querer fazer deste local um motel, não é? Acho bom parar com essa imoralidade aqui dentro".

É ou não é assim? Um beijo é visto como uma relação sexual explícita e como imoralidade.

Quando um filho ou uma filha diz algo que não agrada a mãe ou quando contesta alguma coisa que ela diz (de fato, têm muitos pais que não pensam duas vezes antes de abrirem a boca e descambam por falar besteiras), veja o que a mãe diz:

- "Você quer é me matar. Você quer acabar comigo".

Agora veja só que absurdo. Será que todos os filhos são assassinos como a Suzana Von Richthofen?

Você não pode abrir a boca para falar nada, dentro de casa, no trabalho, na comunidade e em canto nenhum que sempre aparecer alguém pra dizer:

"Você reclama de tudo. Você adora criar caso".

Você não está reclamando de nada, apenas está fazendo observações e citando.

Em qualquer meio onde você conviva, tente ser diferente das pessoas comuns, aquelas que ficam caladas, que não dizem nada e que dizem amém pra tudo e verá o que dirão sempre a seu respeito:

"Nunca está satisfeito com nada, só sabe criticar, acha que todo mundo ta errado, so ele está certo, adora criar confusão, parece que sente prazer em tumultuar o ambiente...".

É sempre assim.

Será que o fato de uma pessoa falar ou escrever contestando alguma coisa implica em que ela ache que TODO MUNDO esteja errado e SOMENTE ela está certa NO MUNDO?

Não é nem em sua casa ou em sua rua, é NO MUNDO.

De vez em quando eu recebo algum e-mail de alguém com esse tipo de argumentação, alegando que eu estou me achando o único certo no mundo e que em determinado artigo estou chamando todo mundo de burro ou de imbecil.

Pode, uma coisa dessa?



Conclusão



Será que já não é hora de revermos esses nossos comportamentos?

Não é hora de começarmos a agir com mais energia em relação a esse universo de imbecilidade de muita gente? Temos que ter postura enérgica, sim, pra ver se as pessoas adeptas desse tipo de coisa parem com essas manias ridículas que não cabem mais nos dias de hoje. Está na hora de todos nos convencermos de que nem todo mundo é bobo, como muitos pensam.





Abração a todos.



Alamar Régis Carvalho

Analista de Sistemas e Escritor
www.redelivros.net --- www.redevisao.net --- www.alamar.biz

Sem comentários:

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...

A Natureza é assim... Deus nos ensina se soubermos estar atentos...
"Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro mandamento; Instruí-vos, eis o segundo."